23.1.07

Resposta da Mariana ao Desafio XVIII

Alegria

"É hoje o dia da alegria! É! E a tristeza nem pode pensar em chegar!" Era o que tocava no radinho de pilha velho que ele havia ganhado do pai há alguns anos já. Não dava pra escutar muito bem a música por causa dos gritos e aplausos doidos e tímidos do outro lado da lona, mas o rádio bem que tentava fazer a sua parte: trazer um pouco de alegria pro rapaz. Justo ele, o que devia fazer todo mundo se escangalhar de rir.

O espelho seu dizia que todos na avenida - ou melhor, no circo - eram mais felizes do que ele. O pó-de-arroz, a gola bufante da roupa espalhafatosa e o nariz vermelho eram seu novo uniforme, o figurino de seu novo ganha-pão, do emprego buscado há dois anos. Agora a comida de casa, os remédios da avó, a grana que ajudaria a mãe a cuidar dos menores vinha daquela roupa ridícula do palhaço fominha, que deveria esquecer a fome pelo bem do riso dos outros. Mas e o seu riso, quem se importava com ele?

Será que ele seria o dono dessa festa? O traje, digno dos bambas da carequinha, dizia que sim, mas ele não sabia mesmo. As gargalhadas de verdade, aquelas que dóem a barriga, ficaram pra trás, ele nem se lembrava aonde. Foram trocadas pela dureza da vida, onde quem muito ri pouco trabalha e, por isso, nunca ri por último. Tinha que fazer o povo rir, tinha que ser engraçado, levar alegria pras pessoas; mas de onde tiraria a alegria se não conhecia a felicidade? Pensava nos bacanas, naqueles que tinham estudado e eram alguém na vida... Esses com certeza não riam no trabalho como ele, mas também não se preocupavam com a comida de amanhã...

Mas, enfim. Se ficasse pensando muito nessas coisas não ia fazer bem o seu serviço e não queria ficar mais dois anos procurando emprego. Ajeitou o nariz vermelho na cara, ensaiou uma careta vesga, uma voz de bufão e desligou o radinho de pilha pra encarar o picadeiro no primeiro dia de trabalho. Aquele era o dia da alegria e ele tinha que pintar o rosto pra viver. Mesmo que fosse no palco da ilusão.

1 Comentários:

Blogger Mariana disse:

Special thanks:

Minha amiga Regiane, que betou e sugeriu a música do final ("Sonhos de um palhaço")

1/27/2007 1:33 PM  

Postar um comentário

<< Home