28.4.06

Resposta da Mariana ao Desafio X

Assim caminha a Humanidade

Ele nasceu em 8 de fevereiro de 1931, sob o sol invernal do revolucionário Aquário. No entanto, esse senhor de 75 anos é, para sempre, um belo jovem transviado de 24. Eterno em sua jaqueta vermelha.

Mas como pode essa velhice intangível ser tão inevitavelmente ultrapassada pela iconografia mór da juventude? A resposta vem na velocidade de uma vida cegamente fiel e entregue ao "live fast, die young"*.

Pois esse jovem eterno foi e é a face do mais agressivo carpe diem; companheiro, cobaia, personificação dos caprichos da fase em que somos invencíveis. A juventude, palpável no gostinho de adrenalina das sensações proibidas, andava sempre ao lado dele, o perseguia, seduzindo-o com sua irrecusável oferta de prazer infinito. Mais ainda, de poder irrefreável, alucinado e imbatível em qualquer pista de corrida na estrada da vida.

Contudo, todo jovem invencível é efêmero. Ele, decerto, reconhecia a devastação gradativa provocada pela força inexorável do tempo. A solução encontrada para não enfrentar a falta de glamour e o peso da sabedoria das rugas foi, portanto, fugir incessantemente da velhice e deixar-se fagocitar pelo hálito sedutor da juventude. Todavia, foi a velhice que dele fugiu, desaparecendo a toda, a bordo do Porsche preto completamente destroçado do rapaz.

"Ele tem que estar nos vendo!" foram as suas últimas palavras. Ele viu, Jimmy. E, mesmo que você sempre o tenha tido como força castradora de seu ideal apaixonado, ele resolveu te dar uma chance. A chance de vencê-lo, transformando o efêmero em eterno. Você venceu a velhice.



(* "Viva rápido, morra jovem", lema que regeu a vida de muitos dos astros da cultura pop.)

3 Comentários:

Blogger MôNiCa disse:

E James Dean está batendo palmas pra vc nesse momento...onde quer q ele esteja!
Realmente, ele é o tipo de cara q representa totalmente a anti-velhice! Ele não poderia ser um velho hj em dia; ele tinha q morrer cedo para poder virar símbolo. E vc traduziu isso em uma única frase: ele realmente venceu a velhice!
Parabéns!

4/29/2006 2:29 PM  
Blogger Mariana disse:

(Comentar o própiro texto é fim de carreira, mas foda-se)

O engraçado é que me senti mais velha escrevendo esse texto. Sério, era como se eu já houvesse passado há muito da juventude e tivesse a categoria e experiência necessárias pra falar sobre ela. Enfim... pode ser só impressão.

Mari.

5/04/2006 8:05 PM  
Blogger Aline Brandão disse:

Mariana, sua sem-vergonha... você conseguiu passar uma rasteira no tema do desafio. Falou justamente do não-velho maior!

Mas foi uma rasteira muito bem dada, diga-se de passagem. Mostrou bem o que o eterno rebelde sem causa deixou de enfrentar, e também o que ele perdeu...

5/05/2006 3:19 PM  

Postar um comentário

<< Home